terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Salmo 46

Ás  vezes passamos por situações ou algo que nos incomoda, e isso aflige o nosso coração, e até mesmo chegamos a nos preocupar ou entristecer. Mais derrepente ouvimos a voz daquEle que sempre tem um escape para nossas vidas e então ouvimos sua voz, somos tocados por Ele, e mesmo que o problema ou situação ainda não tenha sido resolvida aos nossos olhos físicos, a nossa alma e o nosso Espírito já conseguem adorá-lo e agradece-lo pelos seus grandes feitos… E então começamos a ministrar ao nosso próprio coração estas palavras:
Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia.
Portanto não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se transportem para o meio dos mares.
Ainda que as águas rujam e se perturbem, ainda que os montes se abalem pela sua braveza. (Selá.)
Há um rio cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo.
Deus está no meio dela; não se abalará. Deus a ajudará, já ao romper da manhã.
Os gentios se embraveceram; os reinos se moveram; ele levantou a sua voz e a terra se derreteu.
O SENHOR dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio. (Selá.)
Vinde, contemplai as obras do SENHOR; que desolações tem feito na terra!
Ele faz cessar as guerras até ao fim da terra; quebra o arco e corta a lança; queima os carros no fogo.
Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus; serei exaltado entre os gentios; serei exaltado sobre a terra.
O SENHOR dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio. (Selá.)
Salmos 46:1-11
AO Ler esta palavra que o Senhor todo Poderoso , AquEle que pode todas as coisas possa tocar no mais profundo do nosso ser, aquele lugar onde o homem nao pode alcancar e trazer sobre nos um manto de alegria , possa trazer sobre nos a paz e o amor que excede todo entendimento, em Cristo Jesus...
Blessings,
Pra. Paula

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

DROGAS

O que são as drogas?

O dicionário define droga como substância usada em medicina ou como estimulante ou narcótico. Este é o ponto de partida ao qual se acrescentam diferentes elementos tais como: “substâncias que alteram o sistema Nervoso Central das pessoas que as consomem”.

Assim, em termos gerais, podemos considerar como droga todo o tipo de substância que altera o indivíduo, o seu estado de consciência e o seu comportamento.

Dentro das drogas existe uma distinção básica: as drogas legais tais como, o álcool, a cafeína, a nicotina, tranquilizantes e o chá, e as drogas ilegais tais como: Heroína, Cocaína, ácidos,maconha etc.

O seu uso é diversificado e antigo, são usadas há milhares de anos com diferentes objetivos: divertimento, fins medicinais, cerimônias e rituais .

Quais as consequências do uso de drogas?

Sendo que as drogas são “substâncias que alteram o sistema Nervoso Central das pessoas que as consomem” a maior consequência é o desenvolvimento de dependência física e psicológica ao estímulo que as mesmas provocam. A dependência, por sua vez, para além de implicações sérias na saúde a vários níveis, desde doenças pulmonares às infetocontagiosas como o HIV, sem deixar de mencionar os surtos psicóticos e esquisofrenia cada vez mais resultante do abuso das drogas sintéticas. Além disto, conduz a comportamentos de risco e a comportamentos marginais com implicações sérias ao nível legal.

A lei e as drogas

O dicionário define droga como substância usada em medicina ou como estimulante ou narcótico. Este é o ponto de partida ao qual se acrescentam diferentes elementos tais como: “substâncias que alteram o sistema Nervoso Central das pessoas que as consomem”.
Dentro das drogas existe uma distinção básica: as drogas legais tais como, o álcool, a cafeína, a nicotina, tranquilizantes e o chá, e as drogas ilegais tais como: Heroína, Cocaína, ácidos, maconha etc.

Qual a diferença entre "drogas duras" e "drogas leves"?

A designação de "duras" e "leves", é uma distinção não científica mas que permite classificar a perigosidade e gravidade das diferentes drogas.

São consideradas drogas duras a Heroína, Cocaína, os Barbitúricos, isto é, drogas muito perigosas e com consequências muito graves para a saúde e drogas leves o cannabis (charro), cigarro, álcool, pastilhas, tranquilizantes, drogas consideradas menos perigosas e com consequências menos sérias em termos de dependência física.

Não obstante, droga é droga e a experiência tem-nos mostrado que o verdadeiro perigo é começar a experimentar, mesmo as ditas "leves" porque são estas que abrem as portas às outras e aumentam a curiosidade. Por isso, com o tempo até aquilo que, por alguns é considerado leve, pode-se tornar pesado.

Posso ficar dependente do haxixe?

O haxixe é extraído de uma planta chamada Cannabis e pode produzir efeitos muito diferentes na pessoa. Aliás, independentemente da droga em causa o seu efeito sobre o corpo de uma pessoa varia de acordo com: a disposição de momento, a forma como é ingerida, a qualidade da droga, a dose e as circunstâncias onde se toma.

O mesmo charro fumado por uma pessoa deprimida pode aprofundar a sua tristeza e tomado por uma pessoa alegre pode provocar uma explosão de “felicidade”. Os seus efeitos a longo-prazo podem afetar a memória, a capacidade de concentração e a motora, assim como o raciocínio lógico.

Na verdade, a pior consequência dá-se mesmo a nível da mente. Apesar de não provocar dependência física, provoca dependência psicológica por causa da ansiedade de não nos conseguirmos divertir ou ser sociáveis sem “encher a cabeça”. Provoca acima de tudo um vazio que faz procurar mais para a pessoa se sentir bem, uma aflição que apesar de não ser corporal se move no sentido de fumar mais um. Neste sentido, podemos falar de uma dependência...

Beber água quando "mando uma pastilha" é seguro?

Atenção, nenhuma droga é segura, independentemente de ser legal, as substâncias afetam sempre o nosso corpo. As pastilhas são drogas consideradas muito perigosas, uma só pastilha de ecstasy pode provocar a morte numa pessoa, principalmente devido à dificuldade em controlar a temperatura do corpo, que pode fazer a pessoa sentir-se agoniada e delirante. O Ecstasy pode provocar lesões cerebrais, hepáticas e cardíacas que podem ser irrecuperáveis.

Beber água pode reduzir os danos mas não os elimina e se não for usada com cuidado, isto é, beber lentamente ao longo do tempo, pode mesmo provocar o efeito contrário. Lembra-te que a maior parte das mortes por ecstasy acontecem porque o corpo não consegue neutralizar corretamente o golpe de calor e nessa altura é tentador beber muita água para arrefecer o corpo. Portanto, as pastilhas têm um bilhete de ida mas nem sempre um bilhete de volta.


O que fazer se um amigo meu consome drogas?

Fica atento ao comportamento dele, para verificar se existem sinais de consumo. Tenta confirmar a suspeita, abordando-o diretamente como também a outros amigos em comum. Fechar os olhos é dar oportunidade para que a dependência se desenvolva. Se o consumo está confirmado, é importante tentar saber qual o tipo de droga e a regularidade do consumo. Para além de dialogar com ele, é preciso pedir auxílio a uma instituição ou técnico o mais breve possível, no sentido de se achar a melhor estratégia para o ajudar.

Desafio Jovem

A origem do Desafio Jovem
O Teen Challenge (Desafio Jovem) teve o seu início em Nova Iorque – EUA, quando, em 1958, o também Pastor David Wilkerson se dirigiu aos “guetos”...

Pastor David Wilkerson

Fundador do Desafio Jovem

(1931-2011)

... daquela cidade com a intenção de ajudar jovens dependentes de drogas, orientando-os na sua recuperação e reinserção social.

O sucesso deste trabalho motivou a criação da Organização, que se estendeu a outras cidades americanas através de corporações autónomas, ainda que sob a mesma designação e seguindo a mesma filosofia.

O Teen Challenge não se limitou, contudo, às fronteiras dos Estados Unidos. Progressivamente, foi-se estendendo a outras partes do globo, sendo uma organização conceituada e reconhecida pelos governos de vários países, devido ao grande sucesso alcançado na recuperação de toxicodependentes.
Contato:

Tel. 219 749 862 / 219 731 025

Tm. 919 986 865

Fax: 219 748 176
Web : http://www.desafiojovem.com/
Email geral: geral@desafiojovem.com
Prevenção: prevencao@desafiojovem.com
Gabinete de Psicologia: psicologia@desafiojovem.com
Área Social: f.chaves@desafiojovem.com
Área Laboral: laboral@desafiojovem.com



Blessings,
 
Pra. Paula

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Parábola do rio

Havia quatro filhos que moravam em um castelo com seu pai. O mais velho era obediente, mas os três mais novos eram negligentes. O pai os advertiu quanto ao rio, mas eles não deram atenção. Ele disse para que ficassem fora de suas águas turbulentas, mas eles não obedeceram. Ele implorou para que eles ficassem longe para não serem levados rio abaixo, mas a tentação era muito forte.
A cada dia eles se aventuravam mais e mais perto do rio até que um deles ousou alcançá-lo e sentir a água. “Segure minha mão para eu não cair”, e os irmãos seguraram, mas quando ele encostou na água, a corrente atirou ele e os outros dois na correnteza e os levou rio abaixo.
Eles rolaram sobre pedras, eles gritaram através dos canais, eles foram levados pelas ondas. Seus gritos por socorro se perderam no barulho do rio. Eles lutaram para ter equilíbrio mas eram impotentes diante da correnteza. Depois de horas de resistência, eles perderam a esperança de escaparem e renderam-se a serem levados a qualquer lugar que o rio conduzisse. Finalmente a água os deixou em uma terra estranha, em um país distante, em um lugar ermo.
Pessoas selvagens habitavam na terra. Lá não era seguro como suas casas.
Ventos gelados esfriavam a terra. Lá não era quente como suas casas.
Montanhas rudes demarcavam a terra. Lá não era convidativo como suas casas. Apesar de eles não saberem onde estavam, de um fato eles tinham certeza: eles não foram feitos para este lugar.
Por um longo tempo os filhos ficaram deitados à margem do rio, atônitos com suas caídas, sem saberem para onde virar. Depois de algum tempo, eles reuniram forças e entraram novamente nas águas, esperando andar rio acima. A correnteza era muito forte. Eles se aventuraram a andar na beira do rio; o terreno era muito íngreme. Eles pensaram em escalar as montanhas, mas os picos eram muito altos. Além disso, eles não sabiam o caminho.
Finalmente, eles fizeram uma fogueira e sentaram. “Cometemos um erro”, eles admitiram, “e estamos muito longe de casa”, disseram.
Com o passar do tempo, os filhos aprenderam a sobreviver na terra estranha. Encontraram nozes para terem comida e mataram animais para terem peles. Eles decidiram não se esquecerem de sua pátria nem de abandonarem a esperança do retorno. Todos os dias eles definiam as tarefas para encontrar comida e construir abrigo. Todas as noites eles faziam uma fogueira e contavam histórias de seu pai e de seu irmão mais velho e almejavam vê-los novamente.
Então, certa noite, um dos irmãos não foi à fogueira. Seus irmãos o encontraram na manhã seguinte nas montanhas com os selvagens. Ele estava construindo uma cabana de grama e barro. “Fiquei cansado de nossas conversas”, ele disse. “Que bem faz relembrar? Além disso, esta terra não é tão má. Vou construir uma grande casa e vou estabelecer-me aqui”.
“Mas aqui não é nossa casa”, eles replicaram.
“Não, mas ela é se você não pensar na nossa verdadeira casa”.
“Mas e quanto ao Pai?”
“O que quanto a ele? Ele não está aqui. Ele não está perto. Eu vou ficar eternamente esperando sua chegada? Estou fazendo novos amigos, estou aprendendo novos caminhos. Se ele vier, ele vem, mas não estou prendendo minha respiração”.
E então os dois irmãos deixaram o irmão construtor de cabana e foram embora.
 Eles continuavam encontrando-se ao redor da fogueira para falar de casa e sonhar com o retorno.
Mas certa noite, um irmão não foi à reunião.
Na manhã seguinte , os outros dois o acharam no alto de um aldeira , fitando a cabana do seu irmão."Que desgosto - desabafou ele .Nosso irmão é um fracasso total , um insulto ao nome da nossa família .Podem imaginar um ato mais desprezível ? construindo uma cabana e esquecendo-se do nosso Pai ?"O que ele está fazendo é errado-concordou o mais jovem - Mas o que fizemos é igualmente mal. Nós desobedecemos . tocamos o rio .Ignoramos as advertêncisa do nosso Pai.""Bem podemos ter cometido um ou dois enganos , mas comparados aquele coitado da choupana, nós somos Santos.Papai vai perdoar o nosso pecado e castigar a ele."Venha - instaram os dois irmaos , volte ao fogo conosco."Não , acho que devo manter o olho no nosso irmão.Alguém precisa recordar de seus erros para mostrar pro papai."Na manhã seguinte seu irmão encontrou o irmão desaparecido próximo ao rio empilhando pedras na água.
“É inútil”, ele explicou enquanto trabalhava. “O pai não virá. Eu preciso ir até ele. Eu o ofendi. Eu o insultei. Eu o desapontei. Fui eu que toquei primeiro na água. Fui eu que causei sua queda e a queda do nosso irmão. Há apenas uma opção. Vou construir um caminho através do rio e ir até a presença de nosso pai. Vou empilhar pedra por pedra até conseguir viajar rio acima até o lugar onde caímos. Quando ele vir o quão duro eu trabalhei e quão diligente eu tenho sido, ele não terá escolha mas abrir a porta e me deixar entrar em sua casa”.
O último irmão não sabia o que dizer.
Sozinho, ele voltou para a fogueira.
Certa noite, quando o irmão remanescente sentou-se perto da fogueira, ele ouviu uma voz familiar falar saindo das sombras.
“O pai me enviou para trazê-lo para casa”.
Ele levantou sua cabeça para ver os olhos de seu irmão mais velho. Por um longo tempo os dois se abraçaram.
“E seus irmãos?”, o mais velho finalmente perguntou.
“Um deles fez uma casa aqui. O outro está olhando e o terceiro está construindo um caminho para nosso pai”.
E então o primogênito partiu para encontrar seus irmãos. Ele encontrou um deles em uma cabana de palha em uma ladeira.
“Vá embora, forasteiro!”, o irmão gritou através da janela. “Você não é bem-vindo aqui!”
“Eu vim para levá-lo para casa”.
“Não veio. Você veio para pegar minha mansão”.
“Isto não é nenhuma mansão”, o filho mais velho contrariou. “Isto é uma cabana”.
“Isto é uma mansão! A melhor da planície. Eu a construí com minhas próprias mãos. Agora, vá embora, você não pode ficar com minha mansão”
“Você não se lembra da casa de seu pai?”
“Eu não tenho pai”.
“Você nasceu em um castelo em uma terra distante onde o ar é quente e as frutas são abundantes. Você desobedeceu seu pai e acabou nesta terra estranha. Eu vim para levá-lo para casa”.
O irmão olhou através da janela para o Primogênito como se estivesse vendo um rosto que ele viu em um sonho. Mas a pausa foi breve, repentinamente os selvagens que estavam dentro da casa também foram para a janela.
“Vá embora, intruso!” eles ordenaram. “Esta não é sua casa”.
“Vocês estão certos,” respondeu o primogênito. “E nem é dele”.
Os olhos dos dois irmãos encontraram-se novamente e mais uma vez o irmão sentiu um aperto em seu coração, mas os selvagens tinham ganhado sua confiança. “Ele só quer sua mansão,” eles gritavam. “Mande-o embora!”
E assim ele fez.
O primogênito procurou o outro irmão. "Que bom que você está aqui para ver o pevado do nosso irmão .Eu sabia que você viria .Castigue-o Eu aplaudirei a sua ira , ele a merece.Trate dos pecados do nosso irmão.
O primogênito falou suavemente :Precisamos cuidar do seu pecado primeiro."Meus pecados ?- respondeu ele "
Sim , você desobedeceu o Pai. " Meus pecados não sao nada olhe lá o pecador .deixe-me mostrar pra você quem ele é .ele precisa da sua ajuda.Venha nós espiaremos pela janela .ele nunca me vê.E ele chegou à cabana sem perceber que seu irmão mais velho não o seguira.
Depois disso o primigênito seguiu para o rio , lá ele encontrou o terceiro irmão.Ele o encontrou ajoelhado no rio, empilhando pedras. Ele lutava para manter seu equilíbrio contra a corrente.
“O pai me enviou para levá-lo para casa”.
O irmão não olhava para cima. “Não posso falar agora, meu amigo. Tenho que trabalhar”.
“O pai sabe que vocês caíram. Mas ele irá perdoá-los...”
“Pode ser”, o irmão interrompeu, “mas primeiro preciso chegar ao castelo. Preciso construir um caminho rio acima. Então pedirei sua misericórdia”.
 “Ele já deu sua misericórdia. Eu o levarei rio acima. O rio é muito comprido. A água é muito rápida para suas pernas. A tarefa é muito grande para suas mãos. Ele me enviou. Eu sou mais forte”.
Pela primeira vez o irmão olhou para cima. “Como você ousa falar com tanta irreverência! O meu pai não irá simplesmente perdoar. Eu pequei. Eu pequei demasiadamente! Ele me disse para evitar o rio e eu desobedeci. Não só isso, eu puxei meus irmãos para a água comigo. Eu sou um grande pecador. Eu preciso de muito trabalho”.
 “Não, meu irmão, você não precisa de muito trabalho. Você precisa de muita graça. A distância entre você e a casa de nosso pai é muito grande. Você não tem força nem pedras suficientes para construir o caminho. Este é o motivo do Pai ter me enviado. Eu o levarei para casa”.
“Você está dizendo que eu não consigo fazer isso? Você está dizendo que eu não sou forte o bastante? Olhe para o meu trabalho. Olhe para as minhas pedras. Até agora eu já viajei cinco passos!”
“Mas ainda faltam milhões para chegar!”
O irmão mais novo olhou para o Primogênito com raiva: “Eu sei quem você é. Você é a voz do mal. Você está tentando me seduzir para parar o meu trabalho santo. Afaste-se de mim, sua serpente!” Com a pedra que estava pronta para ser colocada no rio, ele atacou o Primogênito.
“Herege!” gritou o construtor do caminho. “Saia desta terra. Você não pode me deter! Eu construirei este caminho e ficarei diante de meu pai e ele terá que me perdoar. Eu ganharei seu favor. Eu merecerei sua misericórdia”.
O Primogênito balançou sua cabeça. “Favor ganho não é favor. Misericórdia merecida não é misericórdia. Você trata seu pai como uma prostituta tentando comprar seu amor”.
Desta vez a pedra acertou a mira. “Saia de perto de mim, forasteiro”, o irmão gritou.
O Primogênito tirou o sangue de sua testa. “Eu suplico, deixe-me levá-lo rio acima”.
A resposta foi outra pedra. Então o Primogênito virou e saiu.
O irmão mais novo estava esperando quando o Primogênito voltou.
“Os outros dois não vieram?”
“Não, um deles escolheu o prazer e o outro escolheu a culpa. Nenhum deles escolheu o pai”.
“Então eles vão ficar?”
O irmão mais velho abaixou a cabeça lentamente. “Pelo menos por enquanto”.
“E nós vamos voltar para o nosso pai?” perguntou o irmão.
“Sim”.
“Ele irá me perdoar?”
“Ele teria me enviado se no fosse perdoá-lo?”
E então o irmão mais novo subiu nas costas e o Primogênito e começou a jornada para casa.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

"Um adolescente chamado Jesus"

Texto: Lucas 2:42-52.


Introdução: A adolescência deve ser encarada normalmente, como as outras fases da vida: infância, juventude, adulta e velhice. Em todas estas etapas, enfrentamos mudanças com as quais devemos nos adaptar. Devemos entendê-la como um processo normal do indivíduo, em direção à maturidade.

A peculiaridade desta faixa etária é que todas as transformações (físicas, emocionais, psicosociais, intelectuais e espirituais), acontecem ao mesmo tempo e rapidamente.

Com Jesus não foi diferente, Ele também teve a sua adolescência e juventude. A bíblia nos informa apenas um episódio da adolescência de Jesus, episódio este que vamos analisar detalhadamente.

O tema em questão, ?um adolescente chamado Jesus?, não é nada pejorativo, o desejo é fazer uma abordagem acerca da adolescência de Jesus, no intuito de instruir os jovens adolescentes de hoje.

1.    Jesus, um adolescente que frequentava os cultos.

A prática de ir ao culto já era comum para Jesus, o versículo (22) diz que Jesus foi ao Templo pela primeira vez quando ainda tinha dias, já no versículo (40) diz que Ele crescia debaixo da sabedoria e graça de Deus. Antes de completar doze anos o filho só podia freqüentar os cultos na sinagoga, e era hábito dos pais levarem os filhos à sinagoga. Quando completou doze anos Jesus foi ao templo.

-    A vida de vitória de Jesus, sem dúvida, deve-se ao fato de ele ser criado na igreja. O adolescente deve ter suas atividades seculares, como estudar, jogar bola, passear com os colegas, porém sua agenda deve ter como prioridade o culto ao Senhor. Vejam o versículo (46), quando Jesus desapareceu por três dias, o local onde o encontraram foi no templo.

2.    Jesus, um adolescente que gostava de conversar(v.46).

É muito comum encontrarmos pessoas dizerem que o adolescente na época da puberdade se emudece. Não é preciso ser assim. Pode e deve um adolescente se envolver e interagir com outros da mesma idade, porém é de suma importância que o mesmo venha se interessar em dialogar com os mais velhos. Vejamos como pode ocorrer isso:

-    Jesus sabia ouvir: Muitos adolescentes não sabem ouvir os mais velhos, desprezam a sabedoria vivida por esses homens ou mulheres. O adolescente não pode esquecer que eles já passaram por esta idade, por sua vez, já tiveram filhos adolescentes, vivenciaram duas vezes a realidade que você (adolescente), está vivendo.

-   Jesus sabia perguntar:

Tem um ditado que diz assim ?quem tem boca vai a Roma?. Jesus, não estava perdido, embora seus pais pensavam que Ele havia se perdido. A melhor forma de começar um diálogo é perguntando, interrogando, não se limite tire suas dúvidas cruéis, pergunte aos pais, tios, avós, aos lideres, pastores, em fim pergunte, não se alimente de qualquer coisa, não viva introvertido, solte suas dúvidas, faça como Jesus. Talvez você está pensando se Jesus era como você, não tenha dúvida que sim. Ele era homem, tinha suas necessidades , desejos diversos, brincava quando criança.Jesus, diferente de Samuel não foi criado dentro do templo, pelo contrário foi criado com seus pais, com os colegas de Nazaré, Ele era um adolescente como você, o que Ele talvez é diferente de muitos adolescente hoje é que Ele sabia ,ouvir e perguntar?.

3.    Jesus, um adolescente envolvido com as coisas de Deus. (v.49a).

Quando sua mãe e seu pai o encontraram manifestaram a preocupação; ?que é isso que fizeste conosco?. Jesus dá a resposta mais profunda que se possa ouvir da boca de um adolescente, ?me convém cuidar das coisas do Pai celestial?. Queridos adolescentes a vida é bela porque foi dada por Deus, e Ele deseja que a vivamos felizes. O que ocorre, é que o mundo vem mudando cada dia, e estas mudanças são para pior. Você vê todos os dias na mídia, o mundo fervilhando, como um grande caldeirão em erupção, e alguém gritando ?Salve-se quem puder!!? para o adolescente do século 21, a salvação é se envolver nas coisa do Pai.Paulo ao escrever aos crentes Colossenses disse assim: ?Pensai das coisas que são de cima (alto), e não nas coisas que são da terra?. (Cl. 3:2). Como pode um adolescente se envolver:

-    Participar de reunioes de ensinamentos biblicos: A diferença da escola biblica para a escola secular, é que nela você tem instrução para toda a eternidade, enquanto na secular só te prepara para esta vida, profissionalmente e socialmente. Jesus disse: fazei esta sem omitir aquela. (Mt. 23:23c).

-    Se envolver na evangelização: Um garotinho que se converteu ainda na adolescência, tornou-se um grande ganhador de almas,Charles Haddon Spurgeon! aos 15 anos, ocorreu seu verdadeiro encontro com Jesus.

-    Se possível não perder nem um culto: algumas igrejas realizam poucos cultos. Numa semana, às vezes são apenas 2 ou 3 dias de cultos, porque perde-los.

-    Eu diria ainda mais uma coisa, faça tudo o que você tem direito na adolescência, so não faça aquilo que vai te roubar das coisas do Pai, que vai remove-lo dos prazeres celestiais.

4.    Jesus, um adolescente que sabia obedecer aos pais:

Em último lugar, o versículo (51) ... desceu com eles... era-lhe sujeito. O adulto deve para de dizer que os adolescentes são terríveis,  e ou chama-los de aborrecentes..
Querido adolescente, Jesus foi um adolescente como você, teve todas as mudanças em seu corpo, pois Ele era humano, porém o que marcou a adolescência de Jesus, foi a sua submissão aos pais. Estamos vivendo uma época em que a rebeldia tem se intensificado. Quais os tipos de rebeldia mais comum:

-    Adolescentes respondões: é humilhante para os pais que tanto fez por você, vê-lo agredir com palavras. Você pode perguntar, interrogar, fazer aquilo que nao desagrade a Deus, mas não responda para seus pais.

-    Adolescentes desobedientes: quantas vezes os pais dizem não, e mesmo assim você faz. O horário de chegar em casa e desobedecido, o tipo de roupa, ou o tipo de usos e costumes mundanos são ignorados, quando os pais dizem não ser bom para você. O salmista diz assim: Bem aventurado o homem que não anda..., nem se detém no caminho dos pecadores. (Sl. 1:1).No original caminho significa estilo de vida. Qualquer moda que os pecadores passam a usar, logo as moças e moços querem imitar. 3 João 1:11 diz: não imites o que é mau... . São os que usam piercing, tatuagens, roupas extravagantes provocando sensualismo etc.

5.    Conclusão:

Deus escolheu você querido adolescente, não tenha dúvida disso. A questão é se você está disposto a pagar o preço e escolher Deus. O maior preço sempre será o amor. Leia esta ilustração:

Uma tarde, um menino aproximou-se de sua mãe, que preparava o jantar, e entregou-lhe uma folha de papel com algo escrito.

Depois que ela secou as mãos e tirou o avental, ela leu:
* Cortar a grama do jardim: R$3,00
* Por limpar meu quarto esta semana R$1,00
* Por ir ao supermercado em seu lugar R$2,00
* Por cuidar de meu irmãozinho enquanto você ia às compras R$2,00
* Por tirar o lixo toda semana R$1,00
* Por ter um boletim com boas notas R$5,00
* Por limpar e varrer o quintal R$2,00
* Totalda dívida R$16,00

A mãe olhou o menino, que aguardava cheio de expectativa.
Finalmente, ela pegou um lápis e no verso da mesma nota escreveu:
* Por levar-te nove meses em meu ventre e dar-te a vida - Nada
* Por tantas noites sem dormir, curar-te e orar por ti - Nada
* Pelos problemas e pelos prantos que me causastes - Nada
* Pelo medo e pelas preocupações que me esperam - Nada
* Por comidas, roupas e brinquedos - Nada
* Por limpar-te o nariz - Nada
* Custo total de meu amor - Nada

Quando o menino terminou de ler o que sua mãe havia escrito tinha os olhos cheios de lágrimas.

Olhou nos olhos da mãe e disse:

"Eu te amo, mamãe!!!"

Logo após, pegou um lápis e escreveu com uma letra enorme:
"Totalmente pago"

Assim somos nós adultos, como crianças, querendo recompensa por boas ações que fazemos.

É difícil entender que a melhor recompensa é o Amor que vem de Deus.
E para sorte nossa é Grátis.
Basta querermos recebe-lo em nossas vidas.

Deus te abençoe.

Ultimate Gift

Ultimate Gift: Mother Shows Us the Meaning of Sacrifice
 
What Happened:
Late last year, Jenni Lake gave birth to a healthy baby boy, just a month shy of her 18th birthday. The Idaho teen knew she probably wouldn't be a mother for long.
Advertisement

Before becoming pregnant, Jenni had been diagnosed with brain cancer. A barrage of aggressive and sickening treatments had helped shrink her tumors; but when the girl learned she was pregnant, doctors gave her a choice: Stick with treatments and terminate the pregnancy, or carry the baby to term and stop the chemotherapy.
Jenni decided to keep her baby, knowing that stopping treatment would endanger her own health. The day after her child was born, doctors told Jenni the cancer had progressed to a point where it was, in fact, untreatable. Just 12 days later, she was dead.
Jenni was apparently at peace with her decision. "I'm done, I did what I was supposed to," she told a nurse. "My baby is going to get here safe." The baby, named Chad, will be raised by the boy's father, Nathan Wittman, and Jenni and Nathan's parents.
Talk About It:
We talk a lot about sacrificing for others, but it's easier said than done. Is there anyone for whom you would risk your life? Who would risk their lives for you?
Imagine being Chad, growing up knowing your mother gave her life for you. How would that knowledge affect you? Would it make you think differently about your life? About your future?
Jenni's sacrifice might remind some people of Jesus' own sacrifice for us—giving His own life for ours. Knowing that you, too, have been given an incredible chance for another life, does that make you want to live differently? To look for opportunities to make that sacrifice worthwhile?
What the Bible Says:
"This is how we know what love is: Jesus Christ laid down His life for us. And we ought to lay down our lives for our brothers. If anyone has material possessions and sees his brother in need but has no pity on him, how can the love of God be in him?" (1 John 3:16-17).
"Therefore, I urge you, brothers, in view of God's mercy, to offer your bodies as living sacrifices, holy and pleasing to God—this is your spiritual act of worship. Do not conform any longer to the pattern of this world, but be transformed by the renewing of your mind" (Rom. 12:1-2).
By Paul Asay | Posted Jan. 9, 2012 | January 2012

Blessings,

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Abrindo Mão de Algo Pelo Senhor

1 Samuel 1
Quando olhamos para a historia de Ana,não podemos dizer que foi uma situação fácil . Ao contrário podemos imaginar o quanto doeu . Mais Ana tinha um compromisso com Deus.Ele havia feito sua parte dando a Ana e a seu marido um filho tão sonhado, era hora então de Ana fazer a sua parte.
Podemos imaginar o sentimento , ou tudo que pode ter passado pela cabeça de Ana e Elcana ao irem ao Templo para entregar Samuel , seu único filho e tão esperado, ao serviço do Senhor.
Mas a história não começa aí. Na verdade, o grande sonho de Ana era ser mãe.E, para uma mulher naquele tempo, não ter filhos era uma humilhação terrível. Tempos difíceis aqueles! Por mais que seu marido repetisse que lhe amava, ela se sentia uma mulher infeliz, humilhada e incompleta.
Uma vez por ano eles iam, toda a família ao templo oferecer sacríficio ao Senhor. Foi então que tudo aconteceu na vida de Ana.
Ela estava mais triste do que nunca e se ajoelhou no altar, em prantos, implorando a Deus que lhe desse um filho.Ela orava sem emitir qualquer som, e então o sacerdote Eli achou que ela estava embriagada, mais era somente uma alma angustiada e triste.
Ana ali no altar fez uma promessa a Deus e voltou para casa.
Logo Ana foi abençoada com um filho, Samuel , um menino saudável, lindo e forte. E com certeza por ser tão sonhado , Ana o amava profundamente. Sua vida foi transformada , o pequeno Samuel então foi crescendo , crescendo, até que chegou a hora de levá-lo para o templo. Essa era a promessa que Ana havia feito a Deus: entregar o seu filho assim que ele fosse desmamado.
Não deve ter sido fácil!Mas Deus lhe abençoou com outros filhos além de usar Samuel grandemente em favor do povo de Israel. Seu filho era muito importante para ela, mais ela entendeu que ele era mais importante ainda na obra do Senhor.
Existem muitas decisões díficeis , sem dúvidas, que temos que tomar , escolher entre sua fidelidade a Deus e algo que você gosta muito, ou que sente prazer em fazer, ou que verdadeiramente mexe com você , não é nada fácil.
A Bíblia é clara quando diz: “Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas” Mateus 6:33
Isso talvez facilite um pouco a decisão, não é? Mas, assim como Ana, que entregou seu único filho para o serviço do templo, também é extremamente difícil para qualquer um de nós dizer não quando nossa alma pede um sim, mas também tal como Ana, nosso compromisso primeiro é com o Senhor,. Abrir mão de algo que desejamos (ou  precisamos) muito em favor do Senhor , pode ser um passo difícil , doloroso e até mesmo insano aos olhos daqueles que não confiam no Senhor, mas a certeza de que o nosso Deus é um Deus de amor e que, como diz o salmista “ não abandona os seus servos fiéis”, (sl 37:28), é a nossa maior tranquilidade e segurança na hora da decisão.
Por esse motivo o Senhor lhe traz essa palavra , porque talvez assim como Ana, Você tem enfrentado algumas lutas onde algumas decisões precisam e devem ser tomadas, por isso o Senhor quer lhe trazer a memória que Ele continua sendo o mesmo Deus do salmista que “ não abandona os seus servos fiéis”, e assim como Ana , tome a decisão de escolher ser fiel a Deus, nosso compromisso primeiro  é para com Ele, e vamos confiar que tudo mais Ele acrescentará.
Blessings,
Pra. Paula

 

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

"Escolhidos"

“Deus sempre capacitará aqueles que Ele escolhe”. Conta certa história que estavam duas crianças estavam patinando num lago congelado.
Era uma tarde nublada e fria e as crianças brincavam despreocupadas.
De repente, o gelo se quebrou e uma delas caiu, ficando presa na fenda que se formou.
A outra, vendo seu amiguinho preso e se congelando, tirou um dos patins e começou a golpear o gelo com todas as suas forças, conseguindo por fim quebrá-lo e libertar o amigo.
Quando os bombeiros chegaram e viram o que havia acontecido, perguntaram ao menino:
- Como você conseguiu fazer isso?
É impossível que tenha conseguido quebrar o gelo, sendo tão pequeno e com mãos tão frágeis!
Nesse instante, um ancião que passava pelo local, comentou:
- Eu sei como ele conseguiu.
Todos perguntaram:
- Pode nos dizer como?
- É simples – respondeu o velho.
- Não havia ninguém ao seu redor, para lhe dizer que não seria capaz.
“Deus nos fez perfeitos e não escolhe os capacitados,
CAPACITA OS ESCOLHIDOS.
Fazer ou não fazer algo só depende
de nossa vontade e perseverança
Mt 22:14- Porque muitos são chamados.
MAS POUCOS OS ESCOLHIDOS.
Deixe-se … Ser usado por Deus.
Apenas diga: " Eis Me Aqui"
As coisas acontecem na hora certa.
Exatamente quando devem acontecer!
E apenas se concentre em:
louvar, ouvir e obedecer!
Momentos felizes, louve a Deus.
Momentos difíceis, busque a Deus.
Momentos silenciosos, adore a Deus.
Momentos dolorosos, confie em Deus.
Cada momento, agradeça a Deus. .
Por ser um Escolhido!

Blessings,

Pra. Paula

I Samuel 7:12

Então tomou Samuel uma pedra, e a pôs entre Mizpá e Sem, e chamou-lhe Ebenézer; e disse: Até aqui nos ajudou o SENHOR.

Ola jovens de Avivamento!
Estivemos afastados por um tempo do Blog, mais estamos aqui novamente firmes na rocha chamada JESUS.
Queremos louvar o Senhor pela sua vida , pelo ano de 2011 onde nos podemos dizer assim como o profeta Samuel Ebenezer: Ate aqui nos ajudou o Senhor.
E por isso estamos felizes!
E que este ano seja o Ano da Sua Conquista!
E sera um ano onde coisas muito interessantes serao postadas em nosso Blog por isso nao percam, nao deixem de acessar e serem abencoados!


Deus os abencoe!

Pra. Paula